Biometria

 

O que é biometria?

O termo “biometria” significa “medição biológica”. É o estudo das características físicas de cada pessoa. Em determinados segmentos, a ciência biométrica também inclui os aspectos comportamentais das pessoas.

catraca001

O princípio da biometria utilizada como técnica de identificação é “seu corpo é sua senha”.

Utilizado como terceiro fator de autenticação (*) nas mais diversas aplicações do nosso cotidiano, internet banking, urnas eletrônicas, catracas de controle de acesso e etc, está cada vez mais presente e comum em nossas vidas.

torniquete001

A identificação por impressão digital é uma das formas mais conhecidas e difundidas de biometria. A impressão digital normalmente aparece como uma série de linhas negras, representando a saliência da pele. As depressões entre essas linhas, por sua vez, aparecem como espaços em branco. Esse tipo de identificação é baseado primeiramente nas minúcias, ou lugares e direções das bifurcações e dos finais das linhas.

Quando o acesso a um sistema é controlado por identificação biométrica, elimina-se a possibilidade de fraude, garantindo a segurança do ambiente (físico ou virtual) mitigando o risco.

* 1º Fator – Quem você é: Geralmente definido pelo ID de acesso, nome de usuário, numero da conta bancaria, endereço de e-mail e etc.

2º Fator – O que só você sabe: Senha de acesso, que deve ser pessoal e intransferível.

3º Fator – O que só você tem: Acesso Biométrico, Token, Certificados e etc.

Mecanismo de Identificação

A tecnologia utilizada nas soluções comercializadas pela Tradesys utiliza o algoritimo de identificação 1:N (um para N) da NEOKOROS, que permite o atendimento a locais com grande fluxo de circulação de pessoas sem filas e sem demora na identificação.

fechaduras

Ao contrário da maioria das tecnologias do mercado que suportam apenas duas amostras por usuário para aumentar a velocidade de comparação 1:1 (um para um), o algoritmo da NEOKOROS permite o cadastro de 10 amostras por usuário. O resultado é a otimização do desempenho e veracidade de informações obtidas por um motor com a capacidade de retornar uma “lista de candidatas” auditada e segura.

A NEOKOROS escolheu os algoritmos Neurotechnologija e Testech – ambos classificados entre os 4 melhores algoritmos do mundo FVC 2004 (Fingerprint Verification Competition) e também avaliados pelo NIST em 2003 – para verificação final de amostras.

Toda essa tecnologia se traduz em 1 segundo ou menos. Este é o tempo de busca de 1 amostra em uma base com mais de 2.000.000 de amostras de forma online.

As soluções NEOKOROS garantem total confiabilidade em sistemas de controle de acesso, ponto, refeitório, escolas, universidades, condomínios, clubes, edifícios comerciais em configurações personalizadas com um custo justo evitando prejuízos com evasões de informações, fraudes em RH, controles de refeições e etc.