Cloud Computing

October 6, 2015
tradeadmin

Não é necessário dizer que manter um ambiente corporativo atualizado com servidores de ultima geração e softwares cada vez mais capazes de explorar os recursos de hardware associados ao custo de gestão de tudo isso é um verdadeiro desafio, cada vez maior, para as empresas.

 

Uma alternativa para esta equação de manter o ambiente atualizado e cada vez mais performático com os custos baixos é a utilização de soluções em Cloud Computing.

 

Quais as tendências?

“Cada vez mais os CIOs veem tecnologias como BI, mobilidade, nuvem e social como soluções integradas, e não isoladas, para endereçar as prioridades de negócio.”

 

Quais os fatores motivadores?

image01

Porque as empresas estão migrando para Nuvem?

image02
Antes de criarmos uma lista sobre as vantagens de se utilizar soluções baseados em serviços de Internet, precisamos desmitificar algumas questões em torno do tema.


Afinal de contas, o que é a Cloud Computing?

Cloud Computing é um modelo de computação que permite acesso via Internet a um grupo de recursos computacionais configuráveis, tais como: servidores, redes, armazenamentos, sites, e-mail, ERP, Backups, e mais, de modo que o serviço seja contratado sob demanda, que possua acesso de quaisquer dispositivos em qualquer horário, que tenha possibilidade de crescer ou diminuir de acordo com a necessidade do momento e que seu custo seja previsível.
Em nível pessoal, utilizamos diariamente diversos serviços de Cloud Compiting, tais como: Facebook, iCloud, Hotmail, Gmail, Google, Twitter, Evernote… drivers virtuais como Dropbox, iCloud Drive, Microsoft Onde Drive, Google Drive e nos sentimos seguros e confortáveis em fornecer todas nossas informações pessoais para que esses provedores de serviço utilizem em suas redes de BigData (este será outro tópico) e em troca das nossas informações temos um serviço que funciona 24 horas por dia, que acessamos através de todos os dispositivos que possuímos, com segurança, agilidade e baixo custo, lembrem-se, fornecemos nossas informações pessoais para que esses provedores estudem nosso comportamento e nos direcionem cada vez mais aos seus anunciantes, portanto os serviços não são “gratuitos”.


E o que fazemos com esses serviços?

Oras, colocamos literalmente às nossas vidas neles postando e compartilhando nossos sentimentos, fotos de família, registros de viagens, anotações daquela reunião importante que não podemos perder, fazemos cópias de segurança (back-up) dos nossos arquivos, assistimos nossos filmes e seriados preferidos, nos comunicamos com um simples clique com quem está há quilômetros de distancia, tudo graças aos serviços de Cloud Computing,mas porque não temos essa mesma confiança quando o assunto são os dados corporativos?


Eis alguns questionamentos:

  • Dificuldade na sincronização online/offline. Meu link de Internet suportará meu tráfego?
  • Legislação, alguns segmentos empresariais podem ter legislações específicas para o armazenamento de informações sensíveis, como informações médicas por exemplo. O que pode impossibilitar a utilização de provedores de Cloud Computing (nuvens públicas), se a responsabilidade sobre os dados não puder ser transferida para terceiros.
  • Migração das informações, neste caso é necessário testar todas as aplicações que serão migradas para a Cloud Computing e traçar um plano eficiente de migração.
  • Dependência de terceiros. Essa desvantagem é controversa, pois o terceiro pode ter uma capacidade, qualidade e segurança muito maior do que o que seria possível alcançar sozinho, seja por possuir limitações de recursos financeiros ou de mão-de-obra especializada, ou pelo simples fato da especialização que um fornecedor pode alcançar.


Vantagens:

  • Economia, pois evita a subutilização de recursos, isto é, recursos ociosos, valendo-se do compartilhamento de recursos com garantias mínimas previamente acordadas, o que permite o modelo de negócio “Pay as you grow” (“Pague conforme cresce”). Além de deslocar o custo de manutenção desses recursos
  • Fornece uma solução para o tratamento de explosões de dados, ou acesso intermitente, alocando e desalocando recursos de forma automática nas horas de pico.
  • As atualizações de software em Cloud Computing são feitas de forma automática. Sem intervenção do usuário e sem custo adicional.
  • Os dados armazenados podem ser acessados de qualquer lugar.
  • O usuário tem acesso ao serviço independente do seu sistema operacional ou dispositivo.

Basicamente o segredo de uma solução de Cloud Computing está no Nível de Acordo de Serviço (SLA – Service Level Agreement) estabelecido entre as partes, a escolha do provedor ideal para sua demanda (custos, capacidade técnica, recursos, crescimento, etc…) e o tipo de solução que será utilizada, Backup, Maquinas Virtuais, Hospedagem de sites, Hospedagem do ERP, e-mail e etc.

Sempre que optar por uma solução de Cloud Computing é importante ter em mente que se trata da contratação de um serviço, onde é possível aumentar ou diminuir a sua capacidade de acordo com a sua necessidade, analogamente é semelhante a uma conta de água ou luz que pagamos conforme utilizamos sem o custo de propriedade.

Principais serviços de Cloud Computing Corporativos:

Citrix Solutions

Microsoft Office 365

Windows Azure

Amazon AWS

Ascenty

 

Interessado em saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco.